Damião Santos

Nome Completo:   Damião José dos Santos

Partido:   CIDADANIA

Telefone:  

E-mail:   vereadordamiao760@gmail.com

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Damião José dos Santos assumiu como vereador na sessão de 6 de dezembro de 2021, é mineiro de Conselheiro Pena, onde nasceu há 57 anos, e reside em Toledo há 42 anos. Casado com Cleusa Severino da Silva dos Santos, eles tiveram os filhos Rosângela da Silva Santos, Adriano dos Santos e as gêmeas Kelli Regina dos Santos e Ketti Cristina dos Santos Scherer, 27 anos, falecida em acidente na BR 163 ano passado, em 4 de fevereiro, entre o Distrito de Dois Irmãos e o município de Quatro Pontes, quando o automóvel Vectra que ocupava com mais três pessoas foi atingido por um caminhão quando se preparava para entrar na rodovia. Os quatro filhos também proporcionaram ao casal os primeiros dois netos, Vinícius de 9 e Miguel Damião de 6 anos, filhos de Rosângela.

Filho caçula de 21 irmãos, Damião Santos nasceu quando sua mãe já tinha 50 anos e desde cedo buscou ajudar a família. Antes de vir para Toledo o mineiro Damião residiu com sua família em Bragantina e Iporã, indo para Porto Morumbi, perto de Eldorado, seguindo depois ao Paraguai, onde residiu de 1976 a 80, vindo então para Toledo. Chegando em Toledo com 15 anos Damião vendeu picolé e frutas, além de lavar carros em ruas como a Maripá e a São João ainda revestidas de paralelepípedos até completar a maioridade e assim poder trabalhar, ingressando na então Frigobrás/Sadia, onde trabalhou por 25 anos, atuando como motorista, vigilante, bombeiro e técnico em segurança do trabalho. Também atuou no rádio, com 5 anos de atividades na Rádio Integração e depois 5 anos na Vale Verde FM. Também atuou na administração municipal no último ano como coordenador do Aterro Sanitário, além de ter atuado anteriormente no setor de Eventos Culturais. Damião também foi comerciante no segmento de relojoaria por 11 anos, período em que sofreu 8 assaltos a mão armada, incluindo o episódio na Avenida 1° de Maio onde os assaltantes foram flagrados em seu estabelecimento pela Polícia Militar e acabaram baleados.

Damião Santos disputou quatro eleições a vereador e foi filiado ao PT, PSC, PSL e agora Cidadania. Sua base eleitoral inclui a atuação como evangélico da Assembleia de Deus e a Grande Pioneiro, que é o seu reduto, por residir naquela região há 42 anos completados em janeiro. A partir das amizades na Grande Pioneiro, onde foi morar por trabalhar na Sadia, onde atuou por 25 anos, Damião Santos viu sua rede de amizades se espalhar pela cidade e hoje incluir bairros como La Salle, Coopagro, Pancera, Panorama, Parizotto, São Francisco, Europa, América, Industrial e Porto Alegre.